Escritor de Joinville inicia viagem pelo Brasil com ações de incentivo à leitura


Escritor de Joinville inicia viagem pelo Brasil com ações de incentivo à leitura Salmo Duarte/Agencia RBS

No trajeto, ele promoverá palestras e oficinas a estudantes de escolas públicas

Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

 

As histórias sobre as viagens de um pau de arara pelo interior do Piauí foram as responsáveis por levar o escritor Jura Arruda, deJoinville, a uma jornada até o Nordeste do Brasil. O autor, conhecido principalmente por suas obras infantojuvenis, dá início hoje aoProjeto Quatro Livros à Procura de um Leitor, que o levará por 19 cidades de dez Estados brasileiros para divulgar seu trabalho enquanto promove ações de incentivo à leitura entre crianças e adolescentes.

Contemplado pelo Edital de Bolsas de Fomento à Leitura, do Ministério da Cultura (MinC), o projeto prevê dez sessões de autógrafos nas principais capitais do Brasil, 17 palestras para alunos da rede pública de ensino e três oficinas de criação literária no Estado do Piauí, onde a viagem se encerra, no dia 5 de maio.

O pau de arara foi decisivo para o projeto existir porque foi a partir de uma conversa do escritor com uma amiga e a produtora Juliana Araújo que a ideia começou a nascer. A jornalista Izabel Santos, que é natural de Caridade, no Piauí, contara episódios curiosos que envolviam este meio de transporte que ainda existe no interior do Nordeste, inspirando uma crônica que, por sua vez, incentivou a produtora a criar um projeto que levasse literatura àquela região.

Com o trabalho realizado na viagem, Jura dá continuidade a uma missão que a carreira na literatura infantojuvenil o faz promover há alguns anos em Joinville: o contato com jovens leitores. Em visita a escolas, ele compartilha experiências da vida de escritor e as motivações para ler e escrever, buscando incentivar a paixão pela leitura entre crianças e adolescentes. O mesmo será feito nos próximos 24 dias, mas os olhares curiosos virão de estudantes de diferentes cidades brasileiras.

— As palestras serão semelhantes ao que faço aqui, com contação de histórias e bate-papo sobre literatura. A base do projeto é o incentivo à leitura e, para isso, também faremos doação de 250 livros para cinco escolas visitadas em municípios carentes — conta ele.

Confira mais notícias sobre cultura de Joinville e região

O projeto ainda prevê a arrecadação de material escolar para levar a estas escolas, em uma ação que já teve início em Joinville e nas primeiras cidades do roteiro. Quando o trajeto estiver chegando ao fim, ele ainda oferecerá oficinas de criação literária para estudantes de escolas de Jaicós, Patos do Piauí e Caridade do Piauí. A viagem termina, coincidentemente, em Inhuma, no Piauí, cidade que aparece no livro Uma Árvore que Dá o que Falar, lançado em 2013.

Na história, um garoto aprende a escrever com uma planta que nasce a partir de um livro enterrado no sertão. A obra infantojuvenil, inclusive, ganhou mais uma edição especialmente para a viagem e será o carro-chefe do projeto.

O Projeto Quatro Livros à Procura de um Leitor foi um dos 83 selecionados entre 928 inscritos no Edital de Bolsas de Fomento à Leitura, na categoria Circuito de Escritores. O programa foi criado, de acordo com a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC, para fortalecer a cadeia criativa do livro. Quem quiser acompanhar a jornada pode curtir a página do projeto no Facebook, onde será publicado o diário de viagem.

A NOTÍCIA
http://dc.clicrbs.com.br/sc/entretenimento/noticia/2016/04/escritor-de-joinville-inicia-viagem-pelo-brasil-com-acoes-de-incentivo-a-leitura-5775568.html
Anúncios

Sobre jonasfelaciojr

I am a journalist and researcher. Post-graduate in the area of History, Culture and Heritage.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s